terça-feira, 30 de março de 2010

João Paulo II (parte 6)

Com mais de 26 anos, é o pontificado de João Paulo II é o terceiro maior da História da Igreja Católica. Alguns números que se destacam são o de viagens pastorais fora da Itália(mais de 100, visitando 129 países e mais de 1000 localidades), cerimónias debeatificação (147) e canonizações (51), nas quais foram proclamados 1338 beatos e 482 santos. É considerado pelo seu carisma e habilidade para lidar com os meios de comunicação social, o Papa mais popular da História.

A primeira metade do seu pontificado ficou marcada pela luta contra o comunismo na Polónia e restantes países da Europa de Leste e do mundo.

Promotor de uma aproximação às outras grandes religiões monoteístas do mundo, João Paulo II enfrentou no entanto acusações de "proselitismo agressivo" feitas pelo mundo ortodoxo. A reconciliação com os judeus marcou a sua viagem à Terra Santa em Março de 2000 e uma "viragem" nas relações entre as duas religiões.


Momento "curte o momento"

Mais um vídeo da série!

29 março

Foi nesse dia que se comemorou 5 anos do nosso querido papa João Paulo II. Embora ele tenha morrido no dia 2 de abril de 2005, Bento XVI realizou a missa funeral nesta segunda-feira na Basílica de São Pedro já que este ano a data da morte coincide com a Sexta-Feira Santa, único dia do ano em que não se reza missa.
O quinto aniversário do falecimento de Karol Wojtyla (1920-2005) é celebrado poucos meses depois de Bento XVI o proclamar "venerável". Em dezembro foi aprovado um decreto que reconhe as "virtudes heróicas" do antigo papa, primeiro passo rumo à santidade do Pontífice polonês...

Missionário Shalom

João Paulo II (parte 5)


João Paulo II Foi o Papa mais novo desde o Papa Pio IX porque foi eleito na época com 58 anos. No entanto, tornou-se o Papa cuja acção foi mais decisiva no século XX: as suas viagens ultrapassaram em número e extensão as de todos os antecessores juntos, reunindo sempre multidões; para muitos tinha o carisma do Papa João XXIII; participou em eventos ecuménicos (foi o primeiro a pregar numa igreja luterana e numa mesquita, o primeiro a visitar o Muro das Lamentações, em Jerusalém); procedeu a numerosas beatificações e canonizações; escreveu 14 encíclicas.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Momento "curte o momento"

EDIÇÃO EXTRA
Devido tamanho sucesso, uma edição especial deste momento que você ama, com um dos melhores vídeos do mundo! :B

PS: reclamações de piadas sem graça com a ariana, que não me manda piadas legais :D

Pras Girls!

Guriaaas, como havíamos combinado no último grupo, iremos nos reunir neste sábado (dia 27/03) na igreja às 19:30 para fazermos as lembrancinhas de páscoa para o pessoal da casa das crianças. Nãooooo se esqueçam hein! E ah,como combinado ontem, levem seus sonhos de valsa e batons :) (baton de comer de preferência! haha) beeeeeijos pra vocês e pros homi não :)

João Paulo II (parte 4)

Após a morte do Papa Paulo VI, em 6 de Agosto de 1978, Karol Woytila esteve presente no conclave de 26 de Agosto de 1978, que escolheria Albino Luciani para um dos pontificados mais curtos da História. Trinta e três dias depois de votar no conclave, no dia 28 de Setembro de 1978, o então cardeal de Cracóvia, Karol Wojtyła, ficou a saber da triste – e até hoje suspeita – morte de João Paulo I pelo seu motorista particular. De volta a Roma, ele foi escolhido Papa em 16 de Outubro de 1978.
O conclave que se sucedeu ao inesperado falecimento do Papa João Paulo I, foi dominado por duas correntes que tiveram como candidatos o conservador arcebispo de Génova Giuseppe Siri, e o mais liberal arcebispo de Florença Giovanni Benelli. Crê-se que a eleição de Karol Wojtyła tenha sido uma solução de compromisso e que constituiu uma surpresa.
Adoptou o nome de João Paulo II em homenagem ao seu antecessor e rapidamente colocou-se do lado da paz e da concórdia internacional, com intervenções frequentes em defesa dos direitos humanos e das nações.

quarta-feira, 17 de março de 2010

João Paulo II (parte 3)

João Paulo II ainda foi docente de Ética na Universidade Jaguelónica e posteriormente na Universidade Católica de Lublin. Em 28 de Setembro de 1958 foi nomeado bispo auxiliar de Cracóvia e quatro anos depois chega ao cargo máximo na sua diocese. Em 30 de Dezembro de 1963 é apontado por Paulo VI como arcebispo de Cracóvia. Na qualidade de bispo e arcebispo, Wojtyła participa no Concílio Vaticano II, contribuindo para a redacção de documentos que se tornariam na Declaração sobre a Liberdade Religiosa (Dignitatis Humanae) e a Constituição Pastoral da Igreja no Mundo Moderno (Gaudium et Spes), dois dos mais historicamente importantes e influentes resultados do concílio. Foi elevado acardeal pelo Papa Paulo VI em 28 de Junho de 1967.


terça-feira, 16 de março de 2010

Momento "curte o momento"

Um vídeo "suuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuper legal" e nada chato pra vocês :)

Informações


- eeeei pessoal, não se esquecem que sábado, dia 20, tem formação, ai de quem não for hein, vou pegar em casa! haha
beeeijo

João Paulo II (parte 2)


Manifestando interesse pelo teatro — cuja participação potenciava apoios à resistência polaca contra o nazismo —, pela música popular e pela literatura, a sua juventude foi marcada por intensos contatos com a então ameaçada comunidade judaica de Cracóvia, e pela experiência da ocupação alemã, durante a qual trabalhou numa fábrica de produtos químicos para evitar a sua deportação à Alemanha nazista.Muito religioso, (foi fundador de uma Congregação Marianano* seu colégio), Karol Wojtyła foi ordenado sacerdote católico em 1 de Novembro de 1946 pelo então cardeal-arcebispo de Cracóvia, Adam Stefan Sapieha.

Foi docente de Ética na Universidade Jaquelônica e posteriormente na Universidade Católica de Lublin. Em 28 de Setembro de 1958 foi nomeado bispo auxiliar de Cracóvia e quatro anos depois chega ao cargo máximo na sua diocese. Em 30 de Dezembro de 1963 é apontado por Paulo VI como arcebispo de Cracóvia. Na qualidade de bispo e arcebispo, Wojtyła participa no Concílio Vaticano II, contribuindo para a redacção de documentos que se tornariam na Declaração sobre a Liberdade Religiosa (Dignitatis Humanae) e a Constituição Pastoral da Igreja no Mundo Moderno (Gaudium et Spes), dois dos mais historicamente importantes e influentes resultados do concílio. Foi elevado a cardeal pelo Papa Paulo VI em 28 de Junho de 1967.


*Congregação Mariana é uma associação pública de leigos católicos. É formada por cristãos católicos que procuram seguir melhor o Cristianismo através de uma vida consagrada à Mãe de Deus, a Virgem Maria.

domingo, 14 de março de 2010

João Paulo II

Já como levamos a imagem deste papa em nossa camiseta, que tal descobrir um pouco mais sobre a vida deste grande homem? Em partes, mostrarei como foi a vida Karol Józef Wojtyła antes e depois de seu papado, começando pelo seu nascimento...

Karol Józef Wojtyła nasceu em Wadowice, uma pequena localidade ao sul da Polônia; filho de um tenente do exército dos Habsburgos, de quem herdou o nome, também chamado Karol Wojtyła. O seu irmão Edmund, ao formar-se em medicina, transformou-se na esperança de sustento da família, uma vez que o soldo do tenente Wojtyła era insuficiente para tal.

Em 1929, perderia a mãe, Emilia Kaczorowska, vitimada por uma doença nos rins. Em 1931, morreria o irmão. Karol perderia o pai poucos dias antes de completar 22 anos. Nesta altura a Polônia enfrentava, juntamente com grande parte da Europa, as consequências da invasão alemã da Segunda Guerra Mundial. Assistiu, portanto, ao assassinato de vários dos seus amigos e colegas...

terça-feira, 9 de março de 2010

Momento curte o momento!

Este é o "curte momento" chegando para estragar o seu momento, e fazendo você implorar para este momento acabr de uma vez :)
e eis as melhores piadas do momento:

Qual é a comida que liga e desliga?
O Strog-ON-OFF.

O que é um pontinho vermelho no meio da porta?
Um olho mágico com conjuntivite.

O que é que a banana suicida falou?
Macacos me mordam.


E pra encerrar com chave de ouro, uma clássica do joãozinho!
O professor de Matemática levanta uma folha de papel em uma das mãos e pergunta para Joãozinho: * Se eu dividir essa folha de papel em quatro pedaços, Joãozinho, com o que eu fico? * Quatro quartos, professor! * E se eu dividir em oito pedaços? * Oito oitavos, professor! * E se eu dividir em cem pedaços? * Papel picado, professor!


Mulheres, hoje o dia é nosso!

Cidade do Vaticano, 08 mar (RV) - Hoje o mundo celebra o Dia Internacional da Mulher. A data é ocasião para reivindicar a participação plena e igualitária na sociedade e na luta contra a discriminação.
A ideia da existência de um dia internacional da mulher foi proposta na virada para o século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial, quando a mão-de-obra feminina começou a ser incorporada em massa na indústria.
As condições de trabalho, frequentemente insalubres e perigosas, eram motivo de frequentes protestos por parte dos trabalhadores. As operárias em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos no dia 8 de março de 1857, em Nova Iorque.
Fizeram uma greve e ocuparam as instalações da fábrica, reivindicando melhores condições de trabalho, como a redução na carga diária de 16 para dez horas, equiparação de salários com os homens e tratamento digno no ambiente de trabalho. Naquela época, as mulheres chegavam a receber apenas um terço do salário de um homem, pelo mesmo tipo de trabalho.
A manifestação foi reprimida com violência e as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que depois foi incendiada. Aproximadamente 130 operárias morreram carbonizadas.

O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, por iniciativa do Partido Socialista da América.

Nestes 100 anos, houve conquistas em vários segmentos da sociedade: do direito ao voto e a conquista do mercado de trabalho, tivemos vitórias nos campos da saúde, da luta contra a violência doméstica e contra a discriminação sexual. Mas ainda há muitas batalhas a serem travadas.
Que façamos de nosso poder, nossa arma para nosso crescimento.

Parabéns a todas nós, garotas, mas com certeza com alma de mulher :)




sexta-feira, 5 de março de 2010

Curiosidades

"Aaaaah mas porque católico adora santo?"
Será que amam mesmo? Bem, é o que as pessoas dizem, mas não galera, pela milhionésima vez nós católicos não adoramos imagem. Vai contra os mandamentos da Lei de Deus. Aquela dada a Moisés no Sinai. Muitos não entendem. Em suas igrejas não há santos ou imagens, nem andores ou altares. Preste atenção: católicos não adoram Maria, nem os santos. Só adoram Deus que está nos céus. Os santos são venerados, imitados e cultivados por seus exemplos. Cultivar ou prestar culto significa o empenho em levar-se adiante, por um tempo prolongado, coisas de valor.As pessoas cultivam certos hábitos de juventude, cultuam a memória, as idéias ou o exemplo de uma pessoa. Esse é o sentido da palavra culto ou veneração prestada a um santo. Eles são venerados, como deve ser venerado um bom pai, uma boa mãe e toda e qualquer pessoa que se torna uma imagem de Cristo aqui na terra. O Papa João Paulo II foi um grande impulsionador da vocação universal à santidade, tema renovado com grande ênfase no II Concílio do Vaticano. Para a Igreja Católica não basta ser bonzinho.Todo mundo deve e pode ser santo.

segunda-feira, 1 de março de 2010

- curte o momento

Queeeem que não ama passar o sábado em casa, vendo zorra total, com aquelas piadas super engraçadas? Não existe programa melhor não é?
Maaaaaaaaaaaaas, para a sua felicidade, você não terá mais que esperar... é somente aqui, no blog jp2 que você curte o momento "curte o momento". Toda semana, piadas novas e inéditas! E para começar, uma seleção das melhores:

O que é pior do que encontrar uma goiaba bichada?
R.: Encontrar meia goiaba bichada. A outra metade você já deve estar mastigando...

Para que se molha o pastel no leite?
R.: Para beber leite "pasteurizado".

Por que quando o moço vai ao cinema, ele se senta na última cadeira?
R.: Porque quem ri por último ri melhor.

O que é que tem 5.000 olhos, 6.693 pernas e 528 bocas?
R.: Eu não sei, mas deve ser muito feio.

Porque a coca-cola e a fanta sempre se deram bem?
R.: Porque se a fanta quebra, a coca cola.

Enqueeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeete


- Não que essa seja uma enquete muito grande, mais é que eu gosto de palavras com muitas vogais :)

E aaaai povo, la pregunta es:

- Porque você curte o grupo de jovens JP2?

Não vale dizer que é porque eu vou lá hein!
hsasahsaoshpahsa beeeeeijos e respondam respondam respondam!

ps: como prêmio, a palheta ultrahipermega doida do hemersoon!

Curiosidades


O diretor do observatório astronômico do Vaticano, padre José Gabriel Funes, afirmou que Deus pode ter criado

seres inteligentes em outros planetas do mesmo jeito como criou o universo e os homens.


"Como existem diversas criaturas na Terra, poderiam existir também outros seres inteligentes, criados por Deus", disse o diretor do observatório conhecido como Specola Vaticana.

"Isso não contradiz nossa fé porque não podemos colocar limites à liberdade criadora de Deus", acrescentou Funes, em entrevista ao jornal L'Osservatore Romano, órgão oficial de imprensa da Santa Sé.


E o ateísmo?

Na visão do religioso, estudar astronomia não leva necessariamente ao ateísmo.

"É uma lenda achar que a astronomia favoreça uma visão atéia do mundo", disse o padre. "Nosso trabalho demonstra que é possível fazer ciência seriamente e acreditar em Deus. A Igreja deixou sua marca na história da astronomia."


*O interesse dos pontífices pela astronomia surgiu com o papa Gregório 13, que promoveu a reforma do calendário em 1582, dividindo o ano em 365 dias e 12 meses e introduzindo os anos bissextos.